Dedicação ao voluntariado: conheça a história da embaixadora Stephany Muzi

De acordo com Stephany, o foco em trabalhos voluntário a cativa há vários anos. Uma de suas primeiras experiências foi junto a ONG Sonhar Acordado. Na época, a Organização arrecadava presentes e kits escolares para crianças em festas de fim de ano. 

A gratificação por participar de um trabalhado voluntário deixava a embaixadora emocionada, assim como a cooperação da equipe de voluntários em prol da felicidade das crianças. 

Outra memória guardada com carinho pela embaixadora (e um dos projetos que mais marcou Stephany) é o “Praia para Todos”, do Instituto Novo Ser. A iniciativa visa fornecer suporte a pessoas com deficiência. 

“É bem legal porque você ouve histórias de pessoas que estão há 10 anos sem ir à praia ou que nunca entraram no mar”, comenta Stephany. 

Enraizando Sonhos: uma experiência inesquecível  

Focada em fomentar e participar de ações humanitárias, Stephany Muzi ressalta que a vivência junto ao projeto Enraizando Sonhos foi uma das mais marcantes. 

A Enraizando Sonhos nasceu em agosto de 2020, durante a pandemia da Covid-19. Com atuação no Centro e em Jacarepaguá, Rio de Janeiro (RJ), o projeto ajuda pessoas em situação de vulnerabilidade social, com entregas de 100 refeições por semana.  

Em datas comemorativas, o projeto atua em comunidades (ações como Páscoa e Natal); orfanatos; instituições de pessoas com deficiência e asilos.

A Organização fomenta ações direcionadas para crianças, idosos, pessoas com deficiência e para famílias em situação de rua. 

“Acho muito importante o trabalho que o Enraizando faz, mas tenho o objetivo de me desenvolver a ponto de conseguir ajudar mais pessoas, em projetos de formação”, conta Stephany. 

Somando essa experiência às demais, Stephany deseja tornar a Enraizando Sonhos uma referência e alcançar mais pessoas em um futuro próximo. “Sem uma sede e um CNPJ, nós não conseguiremos alcançar esse tipo de coisa”, comenta.

A vivência junto a ONG Nóiz 

De acordo com a embaixadora ISYN, a experiência com a ONG Nóiz Projeto Social, tem um lugar especial em suas recordações e conquistas junto ao voluntariado. 

A ONG nasceu na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro (RJ) e atua nas áreas de educação e profissionalização. Recentemente, foi instalado um painel de 8×6 m com a frase “Nossos sonhos merecem viver” o teto do imóvel onde está localizada a sede da Nóiz.  

A ONG atende cerca de 200 pessoas, entre crianças e adultos, mas devido ao aumento de operações militares na região, a ação visa chamar atenção de atiradores que sobrevoam na Cidade de Deus. 

 

Entre as iniciativas em destaque são a Caixote do Saber e Gradua Nóiz. Além dos projetos de profissionalização, educação e atendimento psicológico à comunidade, duas vezes no mês, os voluntários colaboram para desenvolver atividades de arte, cultura e música com as crianças.  

Para Stephany, essa experiência foi muito recompensadora.  

“Eu me envolvi de um jeito… o lugar é encantador, mágico! É lindo! Eles têm muitas atividades, como judô, balé, dança contemporânea, pré-vestibular, educação para adultos, reforço escolar, enfim… tem atividades todos os sábados!”, recorda.  

Recentemente, nossa embaixadora concluiu o curso de Educação Antirracista pela Universidade Zumbi dos Palmares – também parceiro do ISYN –, promovido juntamente com a SYN Prop Tech 

Com tantas vivências ela deseja levar o conhecimento e a dedicação do trabalho voluntário ao máximo de pessoas. Stephany Muzi é formada em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Veiga de Almeida. Possui MBA em Administração de Marketing e Comunicação Empresarial e em Comunicação e Marketing. 

Conheça mais sobre as ONGs e seus projetos: