Laboratório de Inclusão Multimídia da OVG Capacita Jovens e Adolescentes em Parceria com Instituto SYN e Shopping Cerrado
Além disso, o programa proporcionou uma plataforma para explorar questões sociais relevantes como a inclusão social, diversidade, identidade e muito mais.
A culminação do evento foi marcada por uma cerimônia de encerramento, financiada pela parceria, durante a qual os participantes apresentaram seus projetos finais à comunidade e colegas. Essa experiência no Laboratório Multimídia enriqueceu as habilidades dos jovens participantes. Com isso, o programa ajudou a fortalecer a capacidade de comunicação, a criatividade e autoconfiança dos jovens participantes, preparando-os para futuras oportunidades.
Os resultados da pesquisa de satisfação realizada ao final do programa demonstraram um alto nível de satisfação por parte dos beneficiários. Vários elogios foram registrados, com solicitações para a criação de turmas avançadas ou um segundo nível da atividade, enfatizando o valor que os participantes atribuem ao Laboratório.
Capacitando e transformando realidades
Um dos participantes, Gabriel Mendes, de 12 anos, relatou que aplica diariamente o que aprendeu no Laboratório em suas atividades escolares. A parceria entre a OVG, o Instituto SYN e o Shopping Cerrado desempenhou um papel fundamental ao fornecer os recursos necessários para apoiar plenamente os beneficiários, incluindo acesso a equipamentos de qualidade para a prática das novas competências.
Outro participante, Rafael Arruda, de 15 anos, destacou como o Laboratório Multimídia enriqueceu sua vida pessoal, especialmente devido à sua paixão pela área audiovisual. Rafael planeja seguir a carreira como professor de artes e já se sente preparado, especialmente no que diz respeito à fotografia. Para o jovem, sua crença na capacidade da fotografia em capturar momentos e preservar um pedaço do tempo é algo fascinante.
Marta Queiroz, de 20 anos, compartilhou sua experiência com o Laboratório de Inclusão Multimídia. Par aa jovem, foi algo “muito divertido e cheio de experiências legais e interessantes”. Marta enfatizou seu apreço pelas tarefas e pelos debates profissionais e sociais realizados no Laboratório. Ela expressou gratidão aos professores e profissionais envolvidos e espera que o trabalho continue.
Além da capacitação em si, a parceria entre a OVG, o ISYN e o Shopping Cerrado prevê melhoria na infraestrutura da sala multimídia e aquisição de materiais para as aulas, como smartphones, por exemplo.
Essa iniciativa de capacitação multimídia, impulsionada pela colaboração entre organizações e jovens talentosos, demonstra o poder da educação e da inclusão social na construção de um futuro promissor para os adolescentes e jovens da comunidade.
O Laboratório de Inclusão Multimídia provou ser um sucesso ao equipar esses jovens com habilidades valiosas e inspirá-los a perseguir seus sonhos e paixões.