Loja Colaborativa Junto & Misturado: histórias do Tietê Plaza – parte 2
Na segunda parte das histórias dos microempreendedores participantes da Loja Colaborativa Junto & Misturado no Tietê Plaza, vamos conhecer outras cinco histórias inspiradoras.
O projeto Lojas Colaborativas Junto & Misturado acontece nos shoppings Cidade São Paulo, Grand Plaza e Tietê Plaza. Esta edição conta com 56 microempreendedores e é promovida pela parceria entre o Instituto Ecoar e o Sebrae SP, e que conta com o apoio do ISYN.
Acompanhe a seguir mais 5 histórias de trajetórias que mostram o poder do empreendedorismo.
A arte da pintura em objetos
Rita de Cássia Dias de Oliveira, de 63 anos, transformou a descoberta de uma nova aptidão em um negócio. Em 2020, ela iniciou sua jornada empreendedora motivada pelo prazer da criação artística e pela oportunidade de ter uma nova fonte de renda.
Entre seus principais produtos estão os vasos de barro, onde ela aplica pinturas florais, orgânicas e decoupage, além de caixas de MDF decoradas à mão, com acabamento em tintas e vernizes à base de água. Rita descreve que suas peças são capazes de encantar tanto quem compra quanto quem recebe como presente.
Para Rita, o empreendedorismo tem raízes tanto na necessidade quanto na paixão. Após uma atividade no comércio que não seguiu adiante nos anos 80 e após se aposentar em 2018, Rita encontrou na pintura uma forma de superar um momento difícil. Foi quando descobriu sua vocação artística.
Aos que sonham em abrir um negócio, ela aconselha: “Vá em frente! Busque sempre aprender, se aprimorar e procure orientações corretas. Órgãos como o Sebrae são grandes aliados”.
Com grandes expectativas para o período na Loja Colaborativa, Rita espera não apenas boas vendas, mas também aprender e trocar experiências com clientes e colegas.
Acompanhe o trabalho da Rita no Instagram: @atelie.prima.cassia.
Encontrando forças no artesanato
Em 2015, após ser demitida de uma empresa onde dedicou grande parte de sua vida, Silvia Rita Casari Loma de Farias, de 50 anos, decidiu criar seu próprio negócio. Embora reconheça as dificuldades de empreender no Brasil, ela encontrou na sua paixão pelo artesanato a força para seguir em frente.
O empreendedorismo sempre esteve em suas raízes familiares, mas só se tornou uma realidade após a necessidade de se reinventar profissionalmente.
Silvia começou sua jornada com a confecção de bonecas de pano. Um trabalho que ela descreve como um grande amor, e hoje também atua com bolsas e acessórios femininos.
Além de produzir, Silvia compartilha seu conhecimento, ministrando aulas de confecção de bonecas.
Aos que têm vontade de empreender, Silvia comenta: “Acredite sempre no seu sonho, estude e persevere. Não desista, vale cada minuto!”.
Esta é a segunda vez que Silvia participa do programa Loja Colaborativa, o que torna a experiência ainda mais especial para ela. Na primeira turma, ela decidiu escrever um projeto e com isso, conseguiu abrir sua própria Loja Colaborativa no Shopping Boulevard Tatuapé, onde reúne mais de 20 artesãs em um espaço coletivo e inspirador.
Acompanhe o trabalho de Silvia no Instagram: @atelie.levesonhos.
Abraçando o empreendedorismo
Suelen Mendoza Feitosa, de 41 anos, tem sua jornada no mundo do empreendedorismo marcada por dedicação e criatividade.
Desde 2018, Suelen trabalha com arte, inicialmente atendendo encomendas de amigos e familiares. Na época, ela ainda atuava como CLT, porém, em 2020, Suelen formalizou seu ateliê e ampliou sua atuação participando de feiras.
A transição completa de carreira veio em 2022, quando Suelen abraçou o empreendedorismo e decidiu participar do programa Lojas Colaborativas Junto & Misturado em busca de maiores oportunidades.
Suas criações são artesanais, únicas e autorais, com destaque para o uso de materiais naturais, como galhos, folhas e sementes. Suelen combina esses materiais com fios coloridos para produzir peças exclusivas e encantadoras.
Para a microempreendedora, oferecer algo especial e exclusivo é essencial para criar um vínculo com seus clientes. Sua trajetória é um exemplo de esforço e dedicação, e sua dica para quem tem vontade de empreender é: “Você precisa ser a primeira pessoa a acreditar que vai dar certo; as demais se convencem no caminho”.
Com a experiência atual, Suelen espera captar novos clientes, criar conexões com outros empreendedores e aumentar seu faturamento.
Acompanhe o trabalho dela no Instagram: @karoladecora.
De repente empreendedora
Desde 2015, Teresa Cristina Patricio, de 50 anos, empreende formalmente e conciliou essa atividade com sua carreira no mundo corporativo por anos. No entanto, em 2021, ela decidiu dar um grande passo: se dedicar exclusivamente ao seu próprio negócio.
Apesar de vir de uma família com tradição empreendedora, Teresa Cristina começou seu negócio quase por acaso, quando sua mãe criou brincos que logo conquistaram potenciais clientes. Foi nesse contexto que sua jornada empreendedora começou, sem pretensão, mas com muito aprendizado e determinação.
Entre seus principais produtos estão as saias feitas em tecidos africanos e macacões de linho, itens que refletem sua paixão por moda e autenticidade. Com um catálogo diversificado, a microempreendedora preza por oferecer peças que encantam seus clientes, traduzindo estilo e originalidade.
Para quem quer empreender, Teresa Cristina reforça: “Faça o que te transborda, o que te faz vibrar de alegria”.
Na Loja Colaborativa do Tietê Plaza, ela espera divulgar sua marca para um novo público e fidelizar clientes, fortalecendo ainda mais sua presença no mercado.
Conheça mais sobre seu trabalho no Instagram: @xododapreta.
Transformando a paixão em negócio
Juliana Antonioli Maia, de 44 anos, é uma talentosa artesã. Sua jornada como empreendedora é marcada por constantes reinvenções e pela dedicação fruto de desafios que transformaram sua vida profissional.
Empreender não foi um plano inicial de Juliana. Após a pandemia, ela enfrentou uma reestruturação na empresa onde trabalhava, o que acabou a deixando sem emprego. Mesmo após mais de um ano tentando retornar à área financeira, encontrou barreiras e decidiu se reinventar.
A combinação de um mercado de trabalho com poucas oportunidades e o desejo de ter uma rotina mais flexível ajudou Juliana a decidir. Foi quando ela transformou o artesanato – paixão que começou quando ainda criava peças para presentear amigos e familiares – em um negócio.
Seus produtos principais refletem sua versatilidade e talento no trabalho com biscuit. Durante um período, Juliana focou no ramo de festas infantis, criando velas e lembrancinhas.
Atualmente, seu coração está no artesanato religioso. Com isso, ela dedica boa parte de seu tempo criando símbolos católicos e imagens para encantar seus clientes.
“Vai com medo, mas vai em frente! Empreender não é fácil, mas precisa começar de algum ponto”, ressalta Juliana para àqueles que ainda tem receio em se arriscar no empreendedorismo.
Juliana espera que sua passagem pela Loja Colaborativa a ajude a construir parcerias além do espaço físico, valorizando as conexões criadas durante o projeto e oportunidades futuras.
Conheça mais sobre o trabalho de Juliana no Instagram: @ju.antoniolibiscuit.
Muito mais que apenas uma loja
As Lojas Colaborativas ajudam a impulsionar pequenos negócios, oferecendo novas oportunidades de renda para empreendedores. Mais que um espaço de vendas, o projeto Junto & Misturado é uma plataforma para divulgar marcas, trocar experiências e criar conexões valiosas.
Para os participantes, é um ambiente de aprendizado e crescimento que transforma sonhos em projetos de sucesso, como os que vimos nesta edição.