Loja Colaborativa Junto & Misturado: histórias do Tietê Plaza – parte 3
Os shoppings Cidade São Paulo, Grand Plaza e Tietê Plaza estão recebendo mais uma edição do programa de Lojas Colaborativas Junto & Misturado. A iniciativa é promovida pelo Instituto SYN em parceria com o Sebrae e o Instituto Ecoar.
O programa está dando a chance para 56 microempreendedores gerenciarem seus negócios por seis meses, com suporte do Sebrae e acompanhamento do Instituto Ecoar.
Hoje, vamos conhecer mais 5 histórias de empreendedores que inspiram e que estão presentes no Tietê Plaza, transformando sonhos em realidade na Loja Colaborativa. Acompanhe a seguir.
Seguindo uma paixão antiga
Elaine Rosa de Lima, de 49 anos, é formada em Gestão de Pessoas e Programação Neurolinguística e trabalhou por mais de 20 anos em uma instituição financeira. Após um período sabático, decidiu empreender para resgatar uma paixão antiga pelo artesanato.
Em dezembro de 2022, criou seus primeiros terrários personalizados foram feitos como presentes para amigos e familiares, dando início ao Nane Terrários e Artesanatos.
Embora os terrários continuem sendo sua grande inspiração, Elaine percebeu que a sazonalidade desse produto exigia a ampliação de sua linha. Com isso, começou a produzir outros itens de decoração (como difusores) e expandiu para o segmento de autoestima feminina, focando em bijuterias artesanais, que hoje são seu carro-chefe.
“Acredite em si mesma! Todo grande negócio começa com um sonho e coragem para dar o primeiro passo. A insegurança é normal, mas o que importa é seguir em frente e aprender com cada desafio”, compartilha.
Durante sua participação na Loja Colaborativa, Elaine espera alavancar seu negócio e ganhar maior visibilidade. Para conhecer mais sobre seu trabalho, siga o Instagram: @naneterrarioseartesanatos.
O sonho de empreender
Sandra Regina Fernandes Genu, de 57 anos, é artesã empreendedora e, após participar de diversos cursos de artesanato (especialmente no SESC), decidiu colocar em prática tudo o que aprendeu. Com isso, há um ano, Sandra vem buscando seu espaço como artesã e empreendedora.
Seu trabalho se destaca pelo reaproveitamento de retalhos de couro. Seu trabalho transforma esses materiais em bolsas, carteiras e porta-cartões únicos. Além disso, Sandra também cria bordados delicados em ecobags, oferecendo produtos feitos com cuidado e criatividade.
Sandra revela que sempre sonhou em empreender e testar a aceitação do seu trabalho no mercado. Para quem também deseja iniciar um negócio, ela dá a seguinte dica: “Não tenha medo de tentar, faça com amor, e o sucesso virá com o tempo”.
Durante sua participação na Loja Colaborativa, Sandra busca divulgar sua marca, crescer profissionalmente e participar de outros projetos que ampliem suas oportunidades. Conheça suas criações no Instagram: @mimos_da_san_.
Amor por crochê
Kátia Fonseca Moraes, de 57 anos, começou sua história no empreendedorismo há quatro anos. Após concluir um curso na área (o que despertou a confiança para transformar sua paixão pelo crochê em um negócio), Kátia se tornou especialista em amigurumi. São peças encantadoras, como chaveiros em formato de água-viva e bichinhos de pelúcia como dinossauros e ursinhos.
Kátia conta que sempre teve vontade de empreender no crochê, mas faltava a oportunidade, que finalmente surgiu com sua decisão participar do programa Loja Colaborativa Junto & Misturado.
“Acredite em você mesmo. Sua determinação é sua maior força”, ressalta Kátia.
Durante sua participação na Loja Colaborativa, ela espera adquirir aprendizados valiosos e atingir suas melhores expectativas de crescimento. Conheça mais sobre o trabalho da Kátia no Instagram: @magia_k_atelie/.
Criatividade e empreendedorismo
Janaína Luanda Lima de Oliveira, de 36 anos, faz parte da Loja Colaborativa no Tietê Plaza com a Janaluh, sua marca autoral de bolsas, criada em 2016. Junto com seu esposo, Pedro, ela cuida de todo o processo de produção, desde a modelagem até a costura, resultando em peças únicas e feitas à mão.
A ideia de empreender surgiu durante a o período de transição capilar de Janaína, quando ela não encontrava acessórios para o cabelo. O negócio começou com turbantes e, com o tempo, evoluiu para bolsas.
Os destaques da Janaluh são as bolsas confeccionadas com tecidos impermeáveis, sendo as shoulder bags e pochetes os produtos mais procurados.
Para quem quer empreender, mas tem insegurança, Janaína aconselha: “Apenas comecem! Não espere estar perfeito, comece com o que tem”.
Ela espera que a participação na Loja Colaborativa traga mais visibilidade para sua marca, atraindo novos clientes e aumentando as vendas. Você pode conhecer mais sobre a Janaluh no Instagram: @janaluh.acessorios.
Encontrando a superação na arte
Renata Cristine Pedro Lopes Rosado, de 43 anos, encontrou no artesanato uma maneira de transformar sua vida. Hoje, ela compartilha sua paixão pelo biscuit, um trabalho que começou em 1994, como parte de um tratamento para superar a depressão.
“O biscuit me salvou da depressão e acabou virando minha paixão!”, conta Renata, que transformou essa arte em sua profissão e propósito.
Apesar de o artesanato não ter surgido como um sonho ou necessidade, Renata encontrou nele um caminho para empreender e se realizar. “O artesanato apareceu na minha vida de repente, e com o tempo, vi a possibilidade de viver da minha arte”, explica.
A forte conexão com a religiosidade trouxe outra linha especial para o empreendimento de Renata. Peças que retratam Orixás e santinhos, representando diversas religiões, com um toque único de sensibilidade e respeito.
Além disso, entre seus produtos, as velas e topos de bolo personalizados, sucesso entre mães organizando festas infantis, são outro carro-chefe da loja.
Renata compartilha que o projeto da Loja Colaborativa foi essencial em um momento difícil.
“Pensei até em desistir quando fui chamada, estava com muitos problemas em casa. Uma colega da loja conversou comigo e não me deixou desistir. Hoje sou a pessoa mais realizada, com tudo que o projeto me proporcionou, principalmente por ter sido meu farol no fim do túnel.”
Para quem sonha em começar um negócio, ela recomenda: “Confie na sua capacidade de renascer em qualquer jardim!”. Para acompanhar o trabalho de Renata e suas lindas criações, basta seguir seu Instagram: @artsdarenata_artesanato.
Muito mais que apenas uma loja
As Lojas Colaborativas ajudam a impulsionar pequenos negócios, oferecendo novas oportunidades de renda para empreendedores. Mais que um espaço de vendas, o projeto Junto & Misturado é uma plataforma para divulgar marcas, trocar experiências e criar conexões valiosas.
Para os participantes, é um ambiente de aprendizado e crescimento que transforma sonhos em projetos de sucesso, como os que vimos nesta edição.