Loja Colaborativa Junto & Misturado: histórias de março
A Loja Colaborativa Junto & Misturado é administrada pelo ISYN em parceria com o Instituto Ecoar e o Sebrae SP.
Em um mundo onde a coragem para empreender é tão essencial quanto a habilidade, trazemos uma coletânea com 12 vivências de empreendedoras que participaram desse projeto. Confira a seguir!
Denise e Edilaine: transformando sonhos em fontes de renda
A história da Denise Aparecida Finco Costa (@denisefinco.arteterapia), empreendedora na Loja Colaborativa do Grand Plaza, começa com a realização de um sonho: empreender.
A empreendedora domina as técnicas do pontilhismo e a pintura Country para desenvolver mandalas, utilizando madeira e materiais reciclados. “Minhas expectativas são as melhores, ter a oportunidade de mostrar meu trabalho num projeto assim foi fantástico, divulgar e captar novos clientes, tenho certeza num resultado muito positivo”, conta Denise.
Confira as criações dela aqui.
Já Edilaine Foltran, empreendedora na Loja Colaborativa do Tietê Plaza, transformou a sua paixão pelo artesanato em um dos alicerces de vida. Por quase 12 anos, ela trilhou no empreendedorismo como Microempreendedora Individual, mas foi o encontro com o feltro que verdadeiramente definiu seu destino.
Suas habilidades no artesanato começaram a dar vida a personagens amados de Harry Potter e pingentes de orixás que carregam consigo a essência da umbanda. Ao unir-se à Loja Colaborativa Junto & Misturado, Edilaine encontrou um espaço para compartilhar suas criações com o mundo.
Acesse e conheça mais o trabalho dela.
Renata e Jessica: paixão por empreender
Duas mulheres se destacam por transformar paixão em profissão e sonhos em realidade!
Renata Hernandez Brandão (@hernandezhandmade) e Jessica Maria de Sousa (@atelie.jessicasousa) não apenas compartilham uma jornada empreendedora, mas também inspiram com suas histórias de determinação, criatividade e sucesso.
Renata, descobriu na adversidade do mundo corporativo a oportunidade de criar uma segunda fonte de renda, embarcando no empreendedorismo como Microempreendedora Individual. Com dedicação, transformou seu amor pelo artesanato em um negócio, especializando-se na produção de mantas, naninhas, nécessaires com bordado de bichinhos ou margaridas, e adoráveis bichinhos de pelúcia.
Mas são mais que itens, Renata oferece peças que acalmam bebês, estimulam a criatividade e contribuem para o desenvolvimento cognitivo e afetivo, conquistando a confiança e o coração de suas clientes. Com o apoio da Lojas Colaborativa Junto & Misturado, Renata almeja expandir seu negócio, sonhando em aprimorar sua produção com novos equipamentos para alcançar ainda mais famílias.
Por outro lado, Jessica traz consigo a herança de uma infância imersa nas cores e formas do artesanato, uma paixão cultivada ao lado de sua mãe e nas feiras de artesanato que frequentava. Mesmo percorrendo pelo mundo corporativo, Jessica encontrou no artesanato um refúgio para a criatividade, inicialmente criando peças para amigos e sua própria casa.
Hoje, à frente do Ateliê, ela encanta com sua produção de peças decorativas em MDF, kits de higiene para mães e artigos religiosos personalizados, cada criação um reflexo de seu talento e dedicação. Ainda assim, Jessica vê no futuro a promessa de novas conquistas e realizações.
Juntas, Renata e Jessica não apenas prosperam em seus negócios, mas também servem como faróis de inspiração para todas e todos os empreendedores.
Elen e Roseli e suas jornadas empreendedoras
Hoje vamos falar um pouco da jornada das empreendedoras Elen Reis de Melo e Roseli dos Santos da Silva, empreendedoras, respectivamente, nas Lojas Colaborativas do Shopping Cidade SP e Tietê Plaza.
Empreendedora há 8 meses, a Elen é autora da marca Bendita Luminosa, onde oferece produtos criativos, práticos, modernos e de autocuidado. No portfólio estão desde acessórios femininos a utilitários para casa e pet.
“Ajudamos mulheres a manter a identidade e essência feminina, a cultivar a autoestima, oferecemos praticidade no corre diário das mulheres, despertamos o desejo de colaborarem com o planeta ao adquirir um produto sustentável. Trabalhamos a alegria e a identidade das cores dos produtos”, conta Elen.
Os desafios de empreender são intensos, mas Elen segue com garra: “A dedicação é a chave. ‘mão na massa sempre’ e a garra nos faz vencer os obstáculos”, resume.
Confira o trabalho dela em: @benditaluminosa e @docedecandurakids.
Já para Roseli, da Crocherss, a jornada empreendedora começou durante a pandemia, quando precisou atender a mãe, que estava acamada. “Ela não apenas me incentivou, mas também adorava ver as peças que eu criava e sempre me elogiava. Suas palavras e apoio tornaram tudo ainda mais especial”, relembra com carinho.
Ela começou fazendo tapetes para uso próprio e, à medida que se aprofundava no mundo dos materiais e modelos, acabou descobrindo as bolsas de fio de malha. E foi aí que tudo mudou. Entre suas criações estão bolsas de crochê, confeccionadas com fio de malha e algodão com viscose e bolsas feitas com fio náutico ou fio de poliéster.
“Hoje tenho sonhos, quero aprender e criar novos modelos. Cada peça produzida é um sonho realizado”, compartilha a empreendedora.
Corra aqui para conferir essas peças únicas.
Miriam e Daísa e o valor em empreender
Qual o valor de empreender? Para Miriam Braga Figueiredo, este foi um estímulo para dar a volta por cima, aos 59 anos. Integrante da loja colaborativa do Shopping Cidade SP, ela uniu inspirações em Disney e universo Harry Potter para, por meio do artesanato, criar peças.
“Juntei duas das minhas paixões que é Costura Criativa e o mundo dos personagens lúdicos, e resolvi focar as minhas criações em um público Geek, no qual me coloco como uma integrante”, conta.
O resultado são bolsas, mochilas e acessórios, para ambos os sexos e todas as idades, com estes temas. Para Miriam, a loja colaborativa é uma grande oportunidade, pela experiência de vender, de lidar diretamente com o público e ter um espaço para exposição dos produtos e fixação da marca.
Ela também destaca a oportunidade de amadurecimento pessoal e aprendizado sobre como proceder para que seu negócio cresça, analisando outras experiências, com o convívio com outros empreendedores. Confira aqui as criações dela.
A segunda história dessa semana é a da Daísa Casemiro Cesar, empreendedora da loja colaborativa do Tietê Plaza. A venda de brincos foi o início para desenvolver uma renda e curar-se de uma decepção amorosa.
Aos poucos, Daísa foi desenvolvendo os próprios brincos e colares sustentáveis, feitos com caixa de leite, além de acessórios de botão bombê.
“Foi uma necessidade para ocupar a cabeça e para ganhar dinheiro”, relembra. Esse ano ela completa 6 anos empreendendo e espera com a loja captar muitos clientes e aumentar as vendas.
Confira a coleção da empreendedora aqui.
Érika e Taciana: necessidade transformada em oportunidade
Ékica Vadala de 52 anos, empreendedora da loja colaborativa do Shopping Cidade SP, transformou a chama da necessidade em uma oportunidade brilhante para compartilhar aromas e luz com o mundo.
A partir disso, fundou a Eri Candle Store em 1999, com a missão de iluminar vidas com bem-estar sustentável, criando momentos que perduram por meio de velas ecológicas de cera de coco, aromatizadores e home sprays em embalagens recicladas.
“Transforme sua insegurança em combustível para a jornada empreendedora! Cada passo é uma oportunidade de aprendizado e crescimento. Confie na sua visão, abrace os desafios e permita-se aprender com os erros. O mundo dos negócios está esperando por sua coragem e criatividade!”, conta.
Já o ateliê da Taciana Parelho das Neves de 35 anos, empreendedora da loja colaborativa Grand Plaza, nasceu em 2019.
Apesar da formação em Design de Moda, Taciana queria algo que permitisse expressar sua criatividade de maneira única e tangível. Além disso, ela conta que sempre sonhou em empreender, desde pequena vendia folhas de papel tingidas com anilina, arte com palitos de sorvete, etc.
Atualmente, os principais produtos que Taciana comercializa são os topos de bolo personalizados além de flores e cactos permanentes para decoração.
“São esculturas únicas para eventos como casamentos, aniversários, festas corporativas, bodas e outros eventos especiais, são peças que marcam momentos especiais na vida das pessoas. As flores e cactos permanentes para decoração, são peças que duram muito, proporcionam beleza ao ambiente e enriquecem nossas vidas diárias”, conta.
Regilaine e Adriana: maternidade e representatividade
Hoje vamos conhecer a história da empreendedoras Regilaine Avante Moreira da loja colaborativa do shopping Shopping Cidade SP.
Formada em Administração Financeira aos 47 anos, Regilaine conta que sempre foi apaixonada pelas artes manuais. Ao longo dos anos, dedicou-se a aprender e a aprimorar suas habilidades em crochê, tricô e outras técnicas artesanais, transformando sua paixão em uma fonte de renda.
“Com a maternidade me vi na oportunidade de conciliar duas paixões, os cuidados com as crianças e o artesanato”, conta Regilaine.
Nessa fase, ela percebeu que poderia fazer mais, não apenas para sua família, mas também para mulheres em busca de originalidade.
Foi assim que nasceu a @mamyarteirabolsas e @mamyarteiraatelie, empreendimentos que refletem a persistência de Regilaine: “Vendo bolsas em crochê, tricô e macramê para mulheres que buscam um diferencial, trazendo estilo, elegância e charme. Além dos itens de decoração, como cachepô, mandalas que decoram o ambiente dando um toque especial”.
Já a Adriana de Paula, empreendedora da loja colaborativa do Tietê Plaza, iniciou a sua jornada no empreendedorismo por necessidade e viu em sua aptidão em costura uma oportunidade.
Em 2015 ela criou a @grife_mulher_preta (atualmente sua principal fonte de renda), onde cria peças autorais, trazendo representatividade com imagens e tecidos africanos.
“Esteja sempre atualizada no campo que escolheu. Além de vender e formar parcerias de negócios”, incentiva Adriana.
Acesse e siga o ISYN: