Especial Empreendedorismo 50+: artesanatos sustentáveis 

Neste mês, o Instituto SYN está apresentando histórias de empreendedoras que inspiram. Hoje convidamos você a conhecer quatro histórias de mulheres que, após os 50 anos, lançaram empreendimentos apostando nos itens sustentáveis.  

Você sabia que 96% dos resíduos produzidos no Brasil não são aproveitados? De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, em 2022 o nosso país reciclou apenas 4% de 82 milhões de toneladas de resíduos. Nas lojas colaborativas localizadas nos shoppings Tietê Plaza, Grand Plaza e Cidade São Paulo, Alcione, Ana Lucia, Gislaine e Salette estão contribuindo para mudar esta marca. Elas são inspirações de que o artesanato pode ser uma excelente forma de obter renda e ainda contribuir para diminuir resíduos.  

As empreendedoras apresentadas a seguir, vale lembrar, fazem parte das lojas colaborativas que são mantidas pela SYN em parceria com o Instituto Ecoar e o Sebrae.

Constante aprendizado 

Alcione de Souza – Empreendedora da Loja Colaborativa Tietê Plaza Shopping 

Alcione de Souza, com 56 anos de idade, é uma empreendedora estabelecida no Tietê Plaza. Sua proposta de negócio se concentra em produtos concebidos a partir do reaproveitamento de materiais que, de outra forma, seriam descartados pela indústria. Esses produtos apresentam um design que combina elementos modernos e clássicos, com o objetivo de criar uma identidade única para cada modelo. 

Sua jornada empreendedora começou como resposta à vontade pessoal e aos desafios do mercado de trabalho contemporâneo. Para Alcione, empreender significa criar, produzir, compartilhar e desenvolver algo que seja benéfico para todos. 

A participação no projeto da Loja Colaborativa teve um impacto transformador em sua visão de negócios. Ela agora enxerga seu empreendimento sob uma nova perspectiva e está constantemente aprendendo com as experiências cotidianas na loja. Além disso, Alcione tem explorado e desenvolvido novas técnicas relacionadas ao seu trabalho. 

A dica valiosa de Alcione para outros empreendedores é a importância de manter o foco em um objetivo definido e seguir em busca de aprendizado contínuo, sempre se esforçando para desenvolver o melhor que podem.  

Você pode conhecer mais sobre o trabalho de Alcione de Souza em seu Instagram: @viavertice. 

Amor pelo artesanato sustentável 

 

Ana Lucia Abel Vieira – Empreendedora da Loja Colaborativa Shopping Cidade São Paulo 

Ana Lucia Abel Vieira, aos 58 anos, é uma artesã talentosa com uma paixão pela criação de produtos de decoração que destacam a sustentabilidade e o resgate afetivo. Seu trabalho é uma ode ao reaproveitamento, usando principalmente materiais como madeira, vidro descartado, folhagens e flores secas, galhos de árvores e garrafas. Ela transforma esses materiais em peças de alta qualidade e requinte. Seus produtos estão disponíveis na loja colaborativa do Shopping Cidade São Paulo. 

Com mais de 30 anos de experiência como artesã, Ana Lucia conseguiu conciliar seu amor pelo artesanato com um emprego CLT por muitos anos, trabalhando na área financeira de um hospital. No entanto, em 2018, devido a problemas de saúde, ela precisou deixar seu emprego. Em 2021, durante o isolamento social, nasceu a ideia de voltar a se dedicar inteiramente às suas artes e transformá-las em uma fonte de renda. 

Para Ana Lucia, empreender significa, antes de tudo, buscar conhecimento e estar sempre estudando. Ela acredita que o estudo oferece oportunidades para ampliar sua rede de contatos, não apenas para oportunidades de negócios, mas também para fazer novas amizades. 

O projeto da Loja Colaborativa teve um impacto significativo em sua vida. Ele proporcionou a oportunidade de apresentar e comercializar seus trabalhos, com orgulho de destacar uma abordagem sustentável. Além disso, permitiu que ela estabelecesse parcerias com outras artesãs e expandisse sua rede de contatos, tanto entre clientes quanto entre parceiros colaboradores da loja. 

Seu conselho para as novas gerações é valioso. Ela incentiva a busca constante por conhecimento e acredita que as oportunidades sempre surgirão. A perseverança é fundamental, pois empreender não é fácil. Ela também destaca a importância de se comunicar efetivamente com os clientes, cumprimentá-los e sorrir para que se sintam acolhidos, não apenas como compradores, mas como parte de uma comunidade. Ter interesse em conhecer o trabalho de outros colegas artesãos pode levar a parcerias bem-sucedidas.  

Ana Lucia enfatiza que as parcerias funcionam e convida a todos a conferirem seus produtos no Instagram: @idealizarecriararte. 

Ponto físico para acompanhar tendências e conhecer melhor o público 

 

Gislaine Escheterhof Freire – Empreendedora da Loja Colaborativa Tietê Plaza Shopping 

Gislaine Escheterhof Freire, empreendedora de 52 anos, é a mente por trás do Ateliê Chá Elegante. Sua missão é trazer a beleza do Crochê Moderno à vida, utilizando fios residuais e outros de alta qualidade, promovendo a sustentabilidade e a criatividade em cada peça. 

O Ateliê Chá Elegante é um lugar onde ideias se transformam em realidade. Nele são produzidas uma variedade de produtos personalizados, incluindo bolsas, clutches e itens organizadores para o lar, além de criações com temas infantis. Além disso, o espaço segue as tendências atuais em decoração e presentes para datas temáticas, a pronta entrega. Recentemente, Gislaine expandiu ainda mais seu catálogo, incluindo peças de vestuário, colares em crochê moderno, caixas em cartonagem e artigos de papelaria para presentes, toalhas de lavabo e muito mais. 

A paixão pelo empreendedorismo começou enquanto ela ainda estava trabalhando em uma empresa privada, buscando garantir uma renda alternativa no futuro para eventuais emergências. Para Gislaine, empreender é uma jornada de desenvolvimento de habilidades, aproveitamento de oportunidades e enfrentamento dos desafios de mercado. 

A participação no projeto da Loja Colaborativa no Tietê Plaza é uma oportunidade única para Gislaine, onde ela pode conhecer o público, entender os interesses do mercado, descobrir as preferências do consumidor e reconhecer o valor do trabalho artesanal. É uma visão perfeita do empreendedorismo em ação. 

Gislaine tem um recado inspirador para as novas gerações: invistam constantemente em aprendizado, tanto na área de atuação quanto nos negócios. Mantenham-se atualizados com as tendências do mercado e participem de pontos de venda para conhecer os mais diversos públicos. Dessa forma, poderão adaptar seus produtos às regiões e culturas locais, alcançando o sucesso empreendedor. 

Para conferir as criações de Gislaine, visite o Instagram do Ateliê Chá Elegante: @chaelegante.

Reaproveitamento de tecidos  

 

Salette Gorgonio Reis – Empreendedora da Loja Colaborativa Shopping Cidade São Paulo 

Salette Gorgonio Reis, aos 56 anos, é uma artista talentosa que expõe seus produtos no Shopping Cidade São Paulo. Ela se dedica a criar ponteiras de caneta/lápis em E.V.A 3D, com personagens famosos ou personalizadas, além de confeccionar bonecas em feltro, com temas para festas e bonecas em malha/tecidos. O diferencial do seu trabalho é o reaproveitamento de tecidos, o que justifica o nome de sua empresa, “Casa de Trapo”.

Salette se viu diante do desafio do mercado de trabalho para pessoas com mais de 50 anos após ser desligada do emprego CLT e, em seguida, enfrentar a pandemia da Covid-19. Sua jornada no empreendedorismo começou como um hobby, trabalhando com MDF, casinhas de bonecas e móveis para bonecas. No entanto, ao começar a trabalhar com E.V.A, ela se apaixonou pela versatilidade desse material e, gradualmente, expandiu seu trabalho para incluir feltro, malha e outros tecidos. Nessa jornada, Salette conheceu outros projetos para artesãos e se orgulha de fazer parte do projeto “Mulheres Solidárias”. Ela considera o empreendedorismo um desafio que a levou a conhecer diferentes artesãos, aprender novas técnicas e, o mais importante, a experiência de estar em uma loja dentro de um shopping e atender a um público tão diversificado. 

Para Salette, empreender é uma luta diária que a transformou em uma pessoa multitarefas. Ela se tornou uma empreendedora, artesã, compradora, vendedora, fotógrafa, estilista, costureira e modelista, tudo em um. Ela encontra satisfação no poder de fazer todas essas coisas. O projeto da Loja Colaborativa teve um impacto profundo em sua vida, mostrando-lhe que pode mudar, se reinventar e alçar voos além do que imaginava. 

Seu recado para as novas gerações é inspirador: acreditar sempre em seu potencial e nunca desistir. Isso reflete a determinação e a resiliência que a levaram a abraçar o empreendedorismo e a superar os desafios que a vida lhe apresentou. 

Seu Instagram? Você pode encontrá-la em @casadetrapoartesanatos.