Instituto SYN participa do 5º Fórum Brasileiro de Microempreendedorismo
O Instituto SYN (ISYN) participou do evento e, na manhã do dia 17 de maio, na Caixa Cultural, quatro painéis trouxeram entraves e alternativas sobre o tema.
Entre os participantes, estiveram Décio Lima, Presidente do Sebrae Nacional; Kalyne Lima, Presidente da Central Única das Favelas (CUFA); Paola Loureiro, da Rede Brasileira de Renda Básica; Luis Carlos Everton, Secretário de Inclusão Socioeconômica – Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; Mauro Oddo, do IPEA; Barbara Schmidt Rahmer, da Rede Vencer Juntos e Fundo Nordeste Solidário, e outros importantes atores dessas temáticas.
Durante os eventos do 5º Fórum Brasileiro de Microempreendedorismo, Alexandre Nunes e Grasiela Caldeira, Analistas de Responsabilidade Social do ISYN , estiveram presentes para trazer os pontos sobre os desafios do terceiro setor.
Programa Aprender e Empreender
Dentro os encontros, o voltado para o Programa “Aprender e Empreender” – Caminhos para o empreendedorismo na Assistência Social foi um dos grandes destaques.
As discussões promoveram a construção de ideias e diretrizes voltadas para o novo programa do Ministério do Desenvolvimento Social.
“Pudemos conhecer como o programa está sendo desenhado e apoiar pontos de melhoria. O anfitrião foi a Diretoria de Apoio ao Empreendedorismo da Secretaria de Inclusão Socioeconômica (MDS)”, compartilha Alexandre Nunes.
Plano de Inclusão Produtiva para a Juventude
Dentro do pilar Empreendedorismo, foi possível acompanhar um encontro para saber mais sobre as estratégias e sobre o plano nacional já em desenvolvimento, direcionado a inclusão produtiva e empreendedorismo para a juventude brasileira.
O anfitrião foi o Conselho Nacional da Juventude (CONJUVE) e a Secretaria Nacional da Juventude.
Empreendedorismo de Base e pelo Empreendedor Informal
Por fim, para encerrar o fórum, aconteceu o Encontro do Empreendedorismo de Base e pelo Empreendedor Informal, realizado no Plenário II da Câmara dos Deputados.
O encontro foi promovido pela Frente Parlamentar da Mulher Empreendedora. O objetivo foi discutir a realidade do microempreendedor brasileiro e promover a discussão sobre como contribuir para que estes tenham acesso aos direitos básicos.
Além disso, esse último encontro trouxe pontos importantes presentes na jornada do empreendedor, como a capacitação contínua, por exemplo.