Loja Colaborativa Junto & Misturado: histórias do Tietê Plaza

Hoje trazemos algumas histórias de empreendedoras e empreendedores que estão transformando seus sonhos em realidade na Loja Colaborativa localizada no Tietê Plaza.

Histórias empreendedoras_Loja Colaborativa_Tietê Plaza_pt 1
Novas histórias empreendedoras – Loja Colaborativa do Tietê Plaza (fotos: divulgação)

Atualmente, 56 microempreendedores participam do programa de Lojas Colaborativas Junto & Misturado, promovido pelo Instituto SYN em parceria com o Sebrae SP e o Instituto Ecoar. O projeto acontece nos shoppings Cidade São Paulo, Grand Plaza e Tietê Plaza.  

Acompanhe a seguir essas trajetórias que mostram como o empreendedorismo abre portas e cria oportunidades. 

Descobrindo-se empreendedora  

Após sua aposentadoria, em março de 2020, Andrea da Silva Rocha, de 55 anos, decidiu empreender. O que inicialmente era um passatempo para evitar uma possível depressão, transformou-se na realização de um sonho antigo: criar mandalas em pontilhismo, que hoje são o destaque de seu negócio. 

Entre os principais produtos do ateliê de Andrea, estão as mandalas temáticas, feitas com ilustrações centrais de Orixás e Santos; e os incensários feitos a partir do reaproveitamento de CDs, que têm conquistado clientes. 

Andrea da Silva Rocha
Andrea da Silva Rocha (foto: divulgação)

Andrea revela que abrir o negócio não era um sonho, mas aconteceu em consequência natural do incentivo que recebeu de pessoas que elogiavam suas peças (inicialmente feitas como presentes). Esse apoio foi essencial para que ela acreditasse no potencial de seu trabalho. 

Para aqueles que têm o desejo de empreender, Andrea aconselha: “Confie na sua paixão, comece pequeno e estude. Muito. Sobre tudo. Cada passo dado é um aprendizado que te aproxima do seu sonho”. 

Participar da Loja Colaborativa tem sido uma experiência enriquecedora. Andrea espera aprender com outros empreendedores, compartilhando desafios e sucessos, além de alcançar um público mais amplo que valorize negócios locais e produtos autorais.

Ela também destaca a importância do senso de comunidade, da criatividade e da inovação que surgem da interação nesse espaço. Para acompanhar mais do trabalho de Andrea, basta seguir seu perfil no Instagram: @ihdeiaspresentes

Tirando o sonho do papel  

Há sete anos, Leila Alzira Garcia, 42 anos, transformou sua paixão pelo design de moda em um negócio de sucesso. Sua formação foi a base para tornar realidade o sonho de criar sua própria linha de bolsas, um desejo que começou ainda na faculdade e ganhou forma com um projeto acadêmico. 

Entre os destaques de sua marca estão as bolsas exclusivas, que carregam a história de dedicação e criatividade de Leila, unindo design e funcionalidade.

Leila Alzira Garcia
Leila Alzira Garcia (foto: divulgação)

Com a oportunidade de atuar na loja colaborativa, Leila espera ampliar a divulgação de seu trabalho, estabelecer conexões valiosas e fortalecer sua presença no mercado.  

Para acompanhar de perto o universo criativo de suas peças, visite o perfil no Instagram: @leilagarciaacessorios

A paixão por artesanato virando negócio  

Ricardo Leme, de 58 anos, participa da Loja Colaborativa do Tietê Plaza com sua marca, ENGEARTE CNC. Criado em abril de 2022, a ideia para o negócio surgiu durante a pandemia, quando a queda no número de atendimentos em sua atividade anterior o levou a buscar uma nova direção.  

Foi nesse momento que ele decidiu transformar sua paixão pelo artesanato em um empreendimento profissional, desenvolvendo peças personalizadas em madeira e resina epóxi. 

A marca atende dois públicos distintos: artesãos, com vendas online de materiais e ferramentas para produção artesanal, e consumidores finais, oferecendo itens como produtos de decoração, utilidades domésticas, acessórios PET, biojóias e jogos educativos. 

Entre os principais produtos da ENGEARTE CNC estão os Comedouros PET., muito procurados por sua funcionalidade e design diferenciado; e os jogos de encaixe de números, que estimulam o aprendizado infantil de maneira lúdica.  

Empreender sempre foi um sonho para Ricardo. Há mais de uma década, ele deixou o regime CLT para se dedicar a negócios próprios em áreas como: comércio, coaching, marketing digital e programação.  

Em 2022, ele encontrou sua verdadeira paixão no mercado artístico e decidiu empreender como artesão. Para quem deseja abrir seu próprio negócio, Ricardo deixa uma provocação: “Se você vende seu tempo para outra pessoa, por que não fazer isso por si mesmo?”.

Ricardo tem aproveitado ao máximo a experiência na Loja Colaborativa do Tietê Plaza, adquirindo novos conhecimentos e habilidades, especialmente em administração e no trato com o público. Ele também planeja abrir uma loja na Baixada Santista e já conta com o apoio do Sebrae para dar início a esse novo projeto. 

Para acompanhar o trabalho de Ricardo, visite o Instagram: @engearte.cnc

Amor por artesanato e costura criativa  

Valéria Cristine de Souza Santana, de 64 anos, tem um negócio de costura criativa. Já atuante há três anos, produzindo bolsas e acessórios únicos, ela afirma ter se encontrando no artesanato, uma paixão que sempre fez parte de sua vida.  

A costura criativa, em especial, abriu inúmeras possibilidades de criação para Valéria. Afinal, a atividade permitiu que ela explorasse e desenvolvesse produtos funcionais e personalizados.

Entre os principais itens vendidos por Valéria estão suas bolsas e organizadores, que aliam praticidade e estilo para o dia a dia. Sobre sua jornada empreendedora, Valéria conta que sempre sonhou em ter um negócio próprio, mesmo sabendo que o caminho exige paciência e dedicação.

Valéria Cristine de Souza Santana
Valéria Cristine de Souza Santana (foto divulgação)

“Empreender é um desafio. Às vezes você vende, às vezes não, mas até sermos conhecidas demanda tempo e muito esforço”, reflete a microempreendedora, que deixa um conselho: “Vá em frente e não desista dos seus sonhos!”. 

Com a experiência na Loja Colaborativa, Valéria busca não apenas aumentar suas vendas e fidelizar os seus clientes, mas também busca aprender com as outras artesãs do programa. “Nesse nosso mundo, estamos sempre aprendendo e trocando ideias”, conclui. 

Para conhecer mais sobre o trabalho de Valéria, siga seu perfil no Instagram: @atelie_valsansouza

A arte de fazer joias  

Ana Paula Aparecida de Souza, de 47 anos, é a criadora da Papoula’s Joias e Bijus. Artesã desde 2002, ela começou a produzir peças para complementar a renda da família.

Inicialmente, Ana Paula começou a empreender por necessidade, mas ao se especializar em joalheria e participar de eventos como a ExpoFavela, ela percebeu que as joias eram sua verdadeira vocação.

Ao longo dos anos, sua paixão pelo trabalho manual se transformou em profissão. Sempre buscando se aperfeiçoar, Ana Paula se formou em joalheria pelo SENAI e encontrou inspiração em joias ancestrais, criando peças que carregam história e conexão com raízes históricas. 

Entre os destaques de sua marca estão as Joias Ancestrais, como o brinco natural de Espada de São Jorge, por exemplo. Um símbolo de proteção contra energias negativas e que promove uma ligação com a natureza.  

Outro item de sucesso são os turbantes, que celebram a ancestralidade e ajudam as pessoas a se reconectarem com suas origens.

Para quem deseja abrir um negócio, Ana Paula dá um conselho valioso: “Nunca pule processos e sempre acredite em você. Dedicação e perseverança andam juntos”. 

Ana Paula espera alcançar maior visibilidade e reconhecimento durante seu período na Loja Colaborativa, além de criar uma base sólida para expandir ainda mais sua marca. 

Conheça mais sobre o trabalho de Ana Paula no Instagram: @joiaspapoulas_bijus

Mais que uma loja  

As Lojas Colaborativas Junto & Misturado não são apenas um espaço para vendas. são espaços para microempreendedores terem a oportunidade de conquistar maior visibilidade para seus negócios. Além disso, lá eles podem evoluir seus conhecimentos sobre negócios, aumentar suas bases de clientes, além de também poderem ampliar seus networkings.  

Uma iniciativa repleta de aprendizados e vivências enriquecedoras que promovem e incentivam o melhor de cada empreendedor e empreendedora participante.