Loja Colaborativa Junto & Misturado: novas histórias do Grand Plaza – 3a parte

Histórias empreendedoras_Loja Colaborativa_Grand Plaza_pt 3
Histórias empreendedoras – Loja Colaborativa Grand Plaza (fotos: divulgação)

Em nosso terceiro conteúdo sobre a Loja Colaborativa localizada no Grand Plaza, vamos contar a história de mais quatro empreendedoras e empreendedores que estão construindo um caminho repleto de oportunidades e de sonhos sendo realizados.

O programa de Lojas Colaborativas Junto & Misturado, uma iniciativa do Instituto SYN, juntamente com o Sebrae SP e o Instituto Ecoar. Nesse projeto, 56 microempreendedores têm a oportunidade de gerenciar seus próprios negócios por seis meses, contando com o apoio do Sebrae para a capacitação inicial e o acompanhamento constante do Instituto Ecoar. 

Confira a seguir estas trajetórias incríveis de empreendedorismo.

Transformando a paixão por plantas em negócio  

Jessyca Cristina Leoni, de 41 anos, é a criadora da Almazzen. O projeto nasceu em 2020, após ela atuar por mais de uma década em um emprego formal. Jessyca buscou um novo rumo e transformou um antigo sonho em realidade: criar plantas vivas que pudessem sobreviver à rotina agitada. 

Jessyca Cristina Leoni
Jessyca Cristina Leoni (foto: divulgação)

Com a Almazzen, Jessyca se especializou na criação de terrários autossustentáveis, oferecendo miniecossistemas naturais com garantia de 3 meses. Os terrários são ideais para quem tem pouco tempo na rotina para cuidar de plantas, provando que a natureza pode ser acessível a todos.  

Outro destaque da loja de Jessyca é o “terrário mensageiro”. Aqui, a proposta une sustentabilidade e criatividade: vidros de conserva são reutilizados para abrigar um terrário e contam com mensagens escritas à mão, promovendo o conceito de upcycling

O negócio inicialmente vendia apenas suculentas como opções para lembrancinhas, mas com o tempo, a Almazzen conquistou espaço, com o apoio de amigos e familiares. 

Sua participação na Loja Colaborativa foi um marco em sua jornada, possibilitando não apenas o desenvolvimento do negócio, mas também um crescimento pessoal. 

“Essa experiência foi um divisor de águas, pois aprendi a definir metas, a observar estratégias de vendas e a gerenciar conflitos, além de viver o sonho de divulgar o projeto para cada cliente que entra na loja”, relata Jessyca. 

A dica de Jessyca para quem deseja empreender é investir de forma consciente e gradativa, mesmo se ainda houver um pouco de insegurança: “Investe um valor que você pode arriscar e reinveste. Se for o caminho certo, as oportunidades irão surgir.” 

Acompanhe suas criações no Instagram: @almazzen_presentes

Negócio familiar  

Thales Henrique Brua Nacev, de 32 anos, é um dos responsáveis pela Loé Saboaria. A marca nasceu há quatro anos, ainda durante a pandemia, com o propósito de oferecer produtos de higiene e cosméticos naturais, sem químicos e cruelty-free.  

O projeto é fruto de um esforço familiar de Thales, suas irmãs Ingrid e Eliane, e de sua mãe. 

Thales Henrique Brua Nacev
Thales Henrique Brua Nacev (foto: divulgação)

A inspiração veio de necessidades específicas: Ingrid, vegetariana, buscava produtos naturais e livres de testes em animais. Já Eliane, após enfrentar um câncer de mama, desenvolveu sensibilidade e alergias aos químicos tradicionais.

Com isso (somado a habilidade artesanal da mãe e a união da família), a Loé Saboaria começou a produzir itens únicos e cuidadosamente elaborados. 

Entre os destaques da marca estão o Kit dos Signos, que valoriza as características de cada signo e proporciona uma experiência personalizada; e os Xampus Sólidos produzidos sem derivados de petróleo e com base hipoalergênica. Ambos são ideais para quem busca alternativas naturais e sustentáveis. 

Thales traz uma dica poderosa para quem deseja seguir pelo mesmo caminho: “Não tenha medo, tente e invista no seu sonho, mas com calma e paciência. Respeite seus limites e não coloque todas as fichas de uma vez”. 

Atualmente, a Loé Saboaria está na loja colaborativa do Grand Plaza Shopping e Thales tem aproveitado ao máximo a experiência. “Estou aumentando minhas vendas, conhecendo empreendedores incríveis e aprendendo muito todos os dias. Minhas expectativas estão sendo realizadas”, conclui.

Acompanhe os produtos da marca no Instagram: @loe_saboaria

Empreendendo através do amor por bonecas  

Sueli dos Santos Lopes, de 48 anos, é a criadora da Era Uma Vez Encanto, um ateliê de costura especializado em bonecas e bichos de pano feitos para brincar e decorar. O negócio, que já está ativo há quase cinco anos, nasceu durante a pandemia como uma forma de canalizar sua paixão e criatividade em um momento desafiador. 

A inspiração para a bonecaria vem de longa data. Desde a infância, Sueli se sente encantada por bonecas de pano, um amor que começou com sua avó paterna, que confeccionava bonecas para ela brincar.  

Sueli dos Santos Lopes
Sueli dos Santos Lopes (foto: divulgação)

Além disso, sua experiência como voluntária em um grupo de bonequeiras (que cria bonecas para crianças) reforçou seu propósito.  

Entre suas criações estão as Naninhas de Microsoft e os ursos e bonecas de alto padrão, feitos com atenção aos detalhes, perfeitos para alegrar qualquer ambiente e conquistar corações. 

Embora tenha começado como um hobby, o negócio cresceu de forma natural. Para quem deseja empreender, Sueli compartilha: “Feche os olhos, comece e siga em frente. As dificuldades surgirão, mas Deus jamais lhe dará um fardo maior do que você possa carregar”. 

Para Sueli, o período na Loja Colaborativa do Grand Plaza traz grandes expectativas e a oportunidade para ela levar suas criações a mais pessoas.  

Conheça mais sobre o trabalho dela no Instagram: @eraumavezencantos

Transformando histórias de superação em arte  

Paula Cristina dos Santos Silva, de 53 anos, é a criadora da marca Vaso de Honra. Desde 2018, a empreendedora transforma cimento em arte e inspiração religiosa em peças de decoração.  

Em um evento comunitário, ao precisar de um arranjo de flores e sem orçamento disponível, Paula se lembrou de uma técnica que havia visto na TV para criar vasos de cimento.  A peça improvisada foi um sucesso e a partir dessa experiência inicial, encomendas começaram a surgir, impulsionando seu negócio. 

Paula Cristina dos Santos Silva
Paula Cristina dos Santos Silva (foto: divulgação)

Desde pequena, Paula sonhava em empreender, influenciada por sua mãe, que confeccionava bolsas e por sua irmã, com quem ela vendia porta a porta. Apesar de ter interrompido esse sonho ao se casar e formar uma família, ela retomou esse sonho como forma de conciliar sua paixão com a necessidade de gerar recursos.

Para Paula, as dificuldades enfrentadas são fonte de criatividade. Por isso, cada peça criada carrega uma história, às vezes inspirada por momentos que ela descreve como “vindos diretamente do céu”.

Recentemente, Paula passou a adornar seus vasos com arranjos desidratados, feitos com galhos e folhas colhidos de seu quintal, ampliando seu portfólio de produtos. Os principais produtos da Vaso de Honra são os vasos médios e pequenos, principalmente os modelos Tulipa e os vasos rústicos.

Para quem tem vontade de começar um negócio, Paula deixa um conselho valioso: “Identifique-se com o que faz, envolva-se, goste, ouça e deixe Deus falar no seu dia a dia; Ele te capacita”. 

Paula espera que seu período na Loja Colaborativa seja uma oportunidade para ser reconhecida, alcançar pessoas que valorizem sua arte, e se desenvolver ainda mais, tanto como vendedora quanto na divulgação de seu trabalho nas redes sociais. 

Conheça suas criações no Instagram: @vasodehonra.loja

Muito além de uma loja  

As Lojas Colaborativas Junto & Misturado são mais do que um simples ponto de venda. Elas representam um espaço onde pequenos empreendedores, como os que atuam na unidade do Grand Plaza Shopping, podem conquistar maior visibilidade, expandir sua base de clientes e impulsionar o desenvolvimento de seus negócios. 

Essa iniciativa oferece uma oportunidade enriquecedora, repleta de aprendizados e vivências transformadoras, promovendo o crescimento tanto pessoal quanto profissional desses empreendedores.  

Loja Colaborativa Junto & Misturado Grand Plaza (foto: divulgação)