Loja Colaborativa Junto & Misturado: histórias do Grand Plaza – 1a parte
O Instituto SYN, em parceria com o Sebrae e o Instituto Ecoar, apoia o programa de Lojas Colaborativas Junto & Misturado nos shoppings Cidade São Paulo, Grand Plaza e Tietê Plaza. A iniciativa oferece a 56 microempreendedores a chance de administrar seu próprio negócio por seis meses, com suporte do Sebrae na capacitação inicial e acompanhamento contínuo do Instituto Ecoar.
No conteúdo de hoje, voltamos o olhar para o Shopping Grand Plaza, trazendo 5 histórias inspiradoras de empreendedoras que estão transformando desafios e sonhos em oportunidades.
Confira a seguir essas trajetórias de colaboração e empreendedorismo.
Transformando memórias em arte
Anselma Regina Brentegani Santos, de 63 anos, encontrou no crochê uma forma de resgatar memórias afetivas para criar algo único. Após 39 anos atuando como professora de Educação Física, ela decidiu se aposentar e abrir o Brent Ateliê, unindo tradição e criatividade.
Inspirada nas mulheres de sua família, Anselma cria bolsas artesanais exclusivas, feitas com fio de poliéster premium, alças de madeira e forro de tricoline.
Cada peça leva o nome de uma mulher especial, como forma de homenagear sua rede de apoio e as gerações que passaram adiante a arte do crochê.
Para Anselma, participar da Loja Colaborativa do Shopping Grand Plaza tem sido uma experiência transformadora. Ela compartilha uma dica para quem deseja empreender: “Simplesmente comece, e as coisas vão acontecendo!”
Acompanhe o trabalho do Brent Ateliê em @brent.atelie.
Levando a cultura afro além
Assouan Léa Honorine Wadja Epse Kouakou, de 48 anos, é a criadora da marca Assouan Arts. Fundado há 11 anos, o negócio é especializado em moda afro com roupas e acessórios.
Em 2025, Assouan planeja expandir para o mercado de objetos de decoração. “Desde criança, sempre amei empreender e meu objetivo é levar a cultura afro para mais pessoas”, ressalta.
Dentre os principais produtos da marca, destacam-se os turbantes e os marcadores feitos com tecidos afro, que conquistaram clientes pela autenticidade e conexão com a tradição cultural.
Assouan compartilha que encontrou satisfação ao transformar sua paixão pela moda afro em um negócio de sucesso.
Para quem tem insegurança ao iniciar um empreendimento, ela deixa um estímulo: “Resiliência é a chave. Nunca desista, mesmo nos momentos difíceis”.
Na Loja Colaborativa do Grand Plaza, Assouan foca em aumentar as vendas e, principalmente, dar maior visibilidade à sua marca. “Estou muito animada com a oportunidade de tornar a minha marca mais conhecida e alcançar novos públicos”, conclui.
Para acompanhar o trabalho de Assouan, a siga no Instagram: @assouan_arts
Uma homenagem com amor e conforto para os pets
Mariangela Fernandes, de 52 anos, é a empreendedora por trás da Cama Pet Store. Sua história no mundo do empreendedorismo começou em um momento de tristeza, quando perdeu o irmão e decidiu criar uma homenagem especial para Soninha, a cachorrinha dele.
A ideia nasceu de um gesto de amor: fazer uma caminha com o mesmo tecido de um pijama que ele adorava. A partir daí, Mariangela percebeu a necessidade de criar um negócio voltado para o conforto e bem-estar dos pets.
Com 11 anos de experiência como cabeleireira, Mariangela sempre teve um espírito empreendedor. Porém, foi na pandemia que ela se apaixonou pelo artesanato, transformando a confecção de camas pet em um verdadeiro negócio.
Sua marca oferece produtos como camas personalizadas, feitas com tecido 100% algodão e enchimento antiácaro, além de bolsas de transporte pensadas nos mínimos detalhes para garantir viagens seguras e confortáveis para os pets.
Para Mariangela, o segredo do sucesso também está na resiliência. “Não pare até se orgulhar de você”, ela aconselha.
Com grandes expectativas para sua participação na Loja Colaborativa, Mariangela espera que sua marca se torne ainda mais conhecida e que o aprendizado seja constante.
Você pode acompanhar mais sobre os produtos de Mariangela no Instagram @cama.pet.store.
De paixão à negócio
Monique Gabriela Alves de Aguiar, de 38 anos, é a fundadora da Arte & Amor. Seu envolvimento com o artesanato começou aos 15 anos, quando começou a bordar panos xadrez. Foi em 2018, durante um período de desemprego, que ela decidiu transformar sua paixão em um negócio.
Incentivada por familiares e amigos, Monique começou a produzir panos de prato e mesmo após conseguir um novo emprego, o artesanato se manteve como uma fonte de renda extra.
Ao longo dos anos, Monique investiu em cursos e equipamentos, sonhando em montar seu próprio ateliê. No entanto, devido a problemas de saúde, ela antecipou seus planos e fez do artesanato sua ocupação principal.
A Arte & Amor oferece produtos como necessaires e toalhas bordadas, sendo as necessaires especialmente populares entre as mulheres, pela variedade de modelos e tamanhos. As toalhas bordadas e personalizadas com nome são muito procuradas como opção de presente, especialmente para crianças.
Monique compartilha sua experiência e deixa um conselho: “Se dedique, estude e não desista dos seus sonhos”. Para ela, participar da Loja Colaborativa é uma oportunidade de aprender mais sobre o mercado e expandir a base de clientes.
Você pode conferir mais sobre o trabalho de Monique no Instagram @arteeamor_2018.
Ligação com a natureza
Paula Cristina dos Santos Souza, de 50 anos, é a criadora da Arte Aroma. O negócio surgiu de seu profundo amor pela natureza. Filha de pai indígena e mãe negra, o cultivo e o uso das ervas aromáticas e terapêuticas sempre esteve presente em sua vida.
Desde muito jovem, Paula aprendeu sobre maceração, tintura e outros usos medicinais das plantas, especialmente por conta de suas alergias e das necessidades durante a gestação de seus filhos.
Com o tempo, ela decidiu formalizar seus conhecimentos e transformá-los em um negócio.
A Arte Aroma oferece produtos como desodorantes naturais, óleos calmantes de maracujá, desodorantes antialérgicos e sabonetes medicinais. Esses produtos são feitos com ervas e frutas, proporcionando cuidados naturais e eficazes.
A demanda por esses itens começou entre familiares e amigos e, com o tempo, Paula se especializou ainda mais, criando soluções cada vez mais personalizadas.
Para ela, o caminho do empreendedorismo foi uma sequência natural de acontecimentos. “Aconteceu de forma instantânea, passo a passo, uma sequência levou à outra”, explica. Sua principal dica: “Estude e ame o que faz! Quem dá valor aos seus, se dá devido valor”.
Na Loja Colaborativa, Paula espera continuar a divulgar sua marca, aprender mais sobre seu público e crescer ainda mais nesse universo. A Arte Aroma está no Instagram como @artearomaraizesancestrais.
O impacto positivo das Lojas Colaborativas
As Lojas Colaborativas têm se mostrado fundamentais para o crescimento e fortalecimento de pequenos negócios, especialmente para mulheres empreendedoras como as que compartilham suas histórias no Shopping Grand Plaza.
Para elas, a Loja Colaborativa Junto & Misturado representa muito mais que uma oportunidade de vendas, mas um espaço de aprendizado, crescimento e visibilidade.